sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Primeira vez de Bella Swan arranca apenas risos dos fãs


Foram precisos quatro livros e filmes para que os eventos mais importantes da saga Crepúsculo, como o casamento e a transformação de Bella em vampira, tivessem lugar. Eram – finalmente – tantos acontecimentos que Amanhecer – Parte 1 dividia a opinião dos fãs que foram ao shopping Eldorado, em São Paulo, ver o filme à 0h desta sexta. Muitos, principalmente as mulheres, aguardavam pela cena do casamento. Outros esperavam que o filme tivesse ação, já que estava programada uma luta entre vampiros e
lobisomens em torno do nascimento do bebê-vampiro gerado em uma bonita, mas morna lua-de-mel. Entre todos, porém, era consenso que a cena de sexo entre Bella e Edward, tão comentada antes de o filme estrear, não despertava grandes expectativas. Leitores ou não, eram todos discípulos de Stephanie Meyer, a mórmon que fez de uma série de quatro livros uma bandeira pela castidade antes do casamento.
Amanda Valentim Telles, de 30 anos, foi sozinha à pré-estreia. Mas fã que é fã faz amizade fácil. Ela entrou na fila às 20h30 e, nas três horas e meia que passou à espera do início da sessão, conheceu outras quatro pessoas, lideradas por Vanda Seródio de Andrade, de 40 anos. Vanda levou ao cinema seus
dois filhos, Gabriela e Eduardo Seródio Souto, de 14 e 11 anos,
respectivamente, e a amiga da filha, Luiza Gonçalves Ferreira, de 14. A bem crescida Amanda era a mais experiente de todos na saga, porque era a única que havia lido todos os livros – e várias vezes. Vanda e a família só viram os filmes, mas aproveitam para revê-los nas horas vagas. “Não tem nada para fazer em casa? Coloca Lua Nova!”, disse.
Conversa vai, conversa vem, e elas logo passam a discutir quem preferem na saga, se o vampiro Edward ou o lobo Jacob. Para Amanda e Vanda, a preferência muda de acordo com a faixa etária. “As mulheres mais velhas gostam de Edward. É o que elas esperam de um homem”, aposta. “O Jacob é lindo e carinhoso”, diz Luíza, corroborando a tese. Eduardo, o único representante
masculino da turma, discorda de tudo e diz que é Bella a melhor personagem da série. Todos ali, sem exceção, contam os minutos para ver a cena do casamento, a que aguardam com maior fervor.
O professor de educação física Alex Domingues, de 34 anos, foi com o amigo Philip Monis, de 29, assistir ao filme. “Só Crepúsculo, já li 13 vezes. No cinema, vi em cinco ocasiões. Você pega mais detalhes a cada vez que assite”, afirma. Bastante empolgado e ansioso pela adaptação do quarto livro de
Stephenie Meyer, Alex diz que se apaixonou pela saga pela ideia do amor adolescente, com o qual, segundo ele, muita gente se identifica. “Meus alunos e até a coordenadora da escola em que trabalho ficaram com uma ponta de inveja quando souberam que eu viria à pré-estreia.”
Bianca Marques, de 18 anos, está acompanhada da tia, Rebeca Venturi, de 32, a prima Bianca Venturini, de 13, e o namorado da prima, Lucas Batista, de 15. Encantada com Jasper e Alice, seus personagens preferidos, Bianca tem o cabelo semelhante ao de Alice, um de seus personagens preferidos, mas jura que é coincidência. A tia Rebeca, mais empolgada que a filha de 13 anos, está ansiosa para o casamento de Edward, o seu favorito na saga. Quanto à primeira vez do vampiro, não tem grandes expectativas. “Acho que vai ser sutil. Estou ansiosa mesmo é pelo casório.”
Reações no filme – Durante a exibição do longa, que durou cerca de uma hora e 40 minutos, as reações variam de gritinhos estimulados pelo abdome nu de Jacob, suspiros com a aparição de Edward, risadas, comentários sobre a
aparência de Bella e palmas ao final. Para não dizer que a cena da primeira vez do casal não chama atenção, os fãs riem da cabeceira quebrada, das penas dos travesseiros espalhadas pelo ar e das investidas desesperadas e mal sucedidas de Bella sobre um Edward recatado e receoso de machucar a esposa.
Spoiler: No fim da sessão, o público parece apressado para voltar para casa com seus baldes de pipoca estampados com o cartaz do longa. Alguns perdem a última cena, na qual a família Volturi anuncia o que acontecerá na segunda parte de Amanhecer, quando entrará em guerra com os Cullen.
Para as irmãs Mayara, de 18 anos, e Milene Lopes, de 16, o último filme é o mais fiel ao livro entre todos os da saga. “Não gostamos muito de Eclipse, porque mudaram muita coisa”, conta. Há quem discorde, achando que o longa peca
por omitir detalhes do último volume. “De zero a dez, dou oito. Faltou ação”, diz Márcio Ramos Guedes, de 23 anos, que, antes do filme esperava que as cenas mostrassem mais.

O professor de educação física Alex sai feliz do cinema. “Superou e muito as minhas expectativas”, diz. Para o professor de educação física, a cena da transformação de Bella é a mais marcante. O amigo Philip, que não havia lido os livros, chega a derramar lágrimas no fim. “Valeu a pena esperar quatro filmes para ver a Bella virando vampira”, afirma, emocionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário