sexta-feira, 18 de novembro de 2011

‘Amanhecer – Parte 1′ estreou e arrasou!

Como sempre, depois de assistir aos filmes, eu venho e descrevo o que achei para vocês. Com “Amanhecer” não poderia ser diferente.
Pela primeira vez, sai do cinema achando que o filme tinha sido completamente fiel ao livro. Justamente por tal fidelidade que eu chorei do começo ao fim, assim como fiz quando li ao livro. Não teve uma parte sequer que eu fiquei com ódio e isso foi indescritível.
A roteirista pôde dividir o livro em dois filmes e isso deixa a história mais completa. Além disso, creio que por ser a última parte, houve uma cobrança menor em conquistar novos fãs, uma vez que os filmes anteriores foram utilizados para isso. Lua Nova e Eclipse, nem se fala, foram tantas lutas, efeitos especiais, que esqueceram do principal: Amor entre Edward e Bella.
Lua Nova só focou nos efeitos especiais e na luta com os Volturi, enquanto Eclipse só focou no chifre que Bella colocou no Edward, esquecendo completamente de todo o amor e dor da Bella Swan.
Enfim, vou falar especificamente sobre o filme Amanhecer, começando pela cena do casamento: Foi PERFEITA, um sonho, assim como deveria ser! Kristen Stewart deu uma vida a Bella Swan que fica até difícil de explicar. O nervosismo transmitido por ela enquanto andava até o altar, foi contagiante e convincente. Ouso dizer que, naquele momento, ela foi a Bella Swan mais fiel a da criada pela Stephenie Meyer.
O vestido? MARAVILHOSO! Enquanto eu lia ao livro, sequer consegui imaginar um que fosse tão lindo.
A cena em que ela e o Edward estão fazendo os juramentos e a câmera dá um 360 em volta deles e todo o local está vazio, somente com os dois, é exatamente como ambos se sentem, foi espetacular. Nao importa a multidão ao redor, um enxerga apenas ao outro.

Os votos do Charlie Swan foram emocionantes. A ligação entre os dois é muito forte, eles são muito parecidos e sabemos que aquele momento é praticamente uma despedida. A despedida da Bella com todos como consequência da escolha que ela tomou.
Quando eles chegam no RJ, é muito legal para nós, brasileiros. A cena que eles passam pelo samba foi tão rápida que mal dá para acreditar que levou horas para ser filmada. O Edward falando português, quase chorei de rir. A casa é perfeita, parecida com a que eu imaginava.
Me diverti quando a Bella vai desesperadamente se arrumar para ter a sua primeira noite de amor. É como nós, meninas, nos comportamos nessa situação e esse jeito tão comum da Bella que nos encanta. Mais uma cena fiel.
A cena mais idêntica a da minha imaginação e descrição do livro, foi a do Edward no mar, apenas com a lua iluminando a sua pele branca e o mar escuro.
Obviamente, a primeira noite deles foi infinitamente melhor do que a descrita pela Meyer, afinal, não teve descrição. ¬¬ Logico, que sempre queremos mais sexo, mas tudo bem, foi suficiente.
As cenas que seguem são repletas de amor, boas imagens, bons cenários, boas atuações, fidelidade ao livro e Eduardo falando um português hilário.
O que fizeram com a Bella grávida? Parabéns aos maquiadores e responsáveis pelos efeitos especiais, foi realista demais. Ela parecia uma pessoa que morreu e esqueceram de enterrar.
Primeiro filme que mostraram os lobos se comunicando e não poderia ser mostrado de uma forma melhor.
No livro, a gente passa boa parte do tempo achando que o Jacob acabaria tendo um imprinting pela Leah, no filme, isso é sutilmente mostrado. Mas aí é uma daquelas coisas “um filme nunca é completo como o livro”. Obviamente, Amanhecer não foi completo, mas foi fiel. Isso já me deixa feliz como estou agora.
Na hora do tão esperado imprinting do Jacob pela Renesmee, foi bem legal e não pareceu nada “pedófilo”, que era um medo dos produtores antes de fazerem a cena. Afinal, como mostrar o Jacob apaixonado por um bebê sem parecer bizarro? Eu não saberia responder. Mas eles conseguiram isso. Foi afetuoso, puro, como deveria ser no filme. Lógico que no livro foi muito mais intenso e explicito, porém era impossível reproduzir da mesma forma, já que o imprinting nem foi tão bem explicado assim nas telonas.
Kristen Stewart conseguiu transmitir o amor de uma mãe pelo filho ainda na barriga, vimos uma Bella apaixonada pelo bebê, o querendo e disposta a dar sua vida por ele. Volto a dizer, Kristen me surpreendeu demais nesse filme. Acho que ela roubou todas as cenas, foi a dona da história, como ela deveria ter sido desde o primeiro filme, mas por motivos maiores, não a deixaram, ela não tinha abertura para ser uma BELLA SWAN de verdade e sim uma Bella SWAN vendida, protagonista de um filme que deveria ser sucesso de bilheteria, seguindo ou não aos livros.
Como a Bella sofre, sofre por amor, sofre por ser quem é, sofre pelo amigo… passa a história lutando por amor, lutando por uma amizade, lutando para ser forte, para ser melhor, para ser amada. É tão aliviante quando ela consegue o que quer, é lindo vê-la se casando com o seu amor, tendo sua primeira noite, se sentindo amada e ainda lutando. Amanhecer é isso, é o desfecho de tudo. É a Bella se sentindo completa. O Jacob deixando de sofrer por ela. O filme transmitiu a magia e emoção. Por isso, digo que foi fiel e foi meu preferido. Foi um alivio.
Adorei o fato de terem colocado músicas do primeiro filme em cenas importantes de Amanhecer, a trilha sonora ajudou muito, completou tudo. Adorei também as cenas dos outros filmes sendo mostradas em alguns momentos. Detalhes que fizeram a diferença.
A Bella ficando fraca, feia, magra… é forte. Quando ela vai tomar banho e o Edward a vê naquele corpo doente, é triste. Nós enxergamos o sofrimento dele através de uma feição de vampiro. Agora é a hora dos parabéns ao Robert Pattinson, não deve ser nada fácil demonstrar emoção com uma face que deveria ser congelada, onde até piscar é um ato forçado. Afinal, os vampiros da Stephenie, não precisam se mexer, eles são como estátuas e tem de aprender a respirar, piscar, tossir… para não serem notados pelos humanos.
Bem, o filme é todos esses adjetivos que usei. Acho que nunca elogiei tanto um filme quanto Amanhecer.
E vocês? O que acharam do filme? Comentem.
Ah, última coisa. Quem ainda não assistiu, continue na sala mesmo quando o filme acabar. Tem uma última cena com os Voluri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário