quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Entrevista com o figurinista de “Twilight: Breaking Dawn”

Longa e interessante entrevista com Michael Wilkinson, responsável pelo figurino de ‘Breaking Dawn’.
 
Michael Wilkinson se formou no Instituto Nacional de Artes Dramáticas em Sidney, Austrália. Ele é escontroladamente carismático, talentoso, gracioso e uma delícia de entrevistar sobre o assunto – PREPAREM-SE – “Amanhecer” (*CABEÇA EXPLOOOODE*) porque ele é o cara encarregado do design dos figurinos não só de “Amanhecer 1” mas de “Amanhecer 2” também (isso é o que nos, insiders chamamos de *pincéis sujam os ombros*).
Antes de começarmos a discutir a majestade da alfaiataria do que pode ser O MAIS SIGNIFICANTE EVENTO
CINEMATOGRÁFICO desde “Crepúsculo: eclipse”, “eu” gostaria de comentar o currículo do Sr. Wilkinson, líder até o momento. GENTE, ele trabalho em “Party Monster”, “Romeu e Julieta”, “300” (pelo qual ganhou um excesso de prêmios [MERECIDAMENTE #teamfassbender]), “Watchmen”, “American Splendor” (R.I.P. Harvey Pekar), e ele está trabalhando no remake de Super-Homem de Zack Snyder, “Man Of Steel”. Sim, basicamente, ele é o melhor.
Na iminente entrevista, Michael contou sobre quais designers ele trabalhou para o penúltimo filme da franquia,
a fobia de Robert Pattinson por bermudas, o físico invejável de Kristen Stewart e brincou sobre quão GLORIOSAS todas aquelas capas de vampiros serão na espetacular cena da batalha no capítulo final dessa  arrasadora e incrível saga. ESTOU TENTANDO FUGIR DOS ADJETIVOS EXAGERADOS.

MTV Style: Quão familiarizado com “Crepúsculo” você está, de forma geral?
Michael Wilkinson: Você tem que ter vivido debaixo de uma rocha para não ser nem um pouco familiarizado com
estes livros, eles fazem muito parte da psique pública da cultura pop. Você pode conhecê-los através de simples absorção. Que foi parte do apelo de trabalhar sobre isso para mim – estar envolvido com algo que é uma franquia
importante para tantas pessoas.
Certo, mas você leu os livros?
Sim, eu li todos! Nós tentamos fazer a maior preparação possível. Nós quisemos respeitar e reverenciar a fonte
do material. Como um designer de figurino, isso foi fantástico porque tem muitos detalhes. É como uma bênção que Stephenie tenha descrito seus personagens, assim havia muito material para explorarmos.
O elemento mais crítico deste filme é, com certeza, o casamento, (*alerta de spoiler*, quer dizer: POR ONDE VOCÊ ANDOU SE VOCÊ AINDA NÃO ASSISTIU ISSO PELO MENOS DUAS VEZES?), e isso foi omitido nos previews, mas há uma sequência de sonho de casamento e um casamento real. Como você delineou os dois vestidos, para cada situação?
O roteiro nos deu uma grande oportunidade para entrar nos pensamentos da Bella sobre o casamento em questão. Há um “casamento pesadelo” e seu casamento perfeito. Para o pesadelo, nós escolhemos algo que era uma versão do vestido que ela odiaria vestir. Algo que fosse desconfortável e um vestido em que Bella se sentiria constrangida. Foi difícil, e tinha um corpete desossado que mostrou muita pele nua, o que deixaria ela horrorizada porque ela é um pouco como um moleque.
Não há nada de muito feminino em seu estilo de modo que tivemos uma enorme e incômoda saia. Nós apenas tentamos imaginar tudo o que ela acharia difícil de lidar e colocar isso em um vestido.
O vestido real de Bella se encaixou como uma segunda pele, e eu estava realmente feliz sobre como tudo deu certo. Ele reflete a sua simplicidade e elegância. Não é muito feminino, eu pensei que realmente atingiu a nota certa de ter alguns elementos do vintage e funcionou bem para uma mulher moderna.
Aquele vestido estava impressionante. Eu fui à sessão da meia-noite e eu vi um cinema cheio de garotas até o teto suspirando juntas.  A parte de trás do vestido com um pouco daquela renda e forrado de botões fez todas nós desmaiarmos.
Esta é a coisa boa sobre a Kristen, ela tem aquele tão… incrível físico então nós pensamos que seria muito bom mostrar aquilo. O vestido realmente revela curvas e realça cada parte de sua boa forma, mas está tudo coberto e nós pensamos que ele a deixou sexy, mas completamente elegante.

Houve tanta especulação por um longo tempo sobre quem faria o vestido… Mas era Carolina Herrera o tempo todo, certo?
Carolina já havia trabalhado com Stephenie pessoalmente em eventos.  E elas iniciaram uma amizade e conversaram de modo que nós acabamos falando com Carolina sobre o vestido.

Que você ajudou a fazer…
[Risadas]
Certo! Eu ajudei a fazer… Elas ficavam falando sobre o dia em que este vestido chegaria finalmente a tela grande por um tempo e eu estava feliz por ajudar com o design como um consultor, porque eu teria que trabalhar com o resto do filme.  Então nós precisávamos complementar a linguagem obtendo o mesmo diâmetro visual.
 

Você desenhou os outros vestidos? Houve comentários de que Alice estava usando Zac Posen (na verdade, nós pensamos TOTALMENTE que ela estava), quantos figurinos você desenvolveu completamente?
Eu desenvolvi completamente todos os vestidos das mulheres Cullen. Portanto Alice, Rosalie, Esme e Renee… foi muito divertido começar desde o caderno de desenho e pensar sobre como captar todas as diferentes personalidades. Alice se diverte muito com roupas, e ela tem um divertido senso de estilo e uma abordagem mais experiente para a moda, por isso quisemos uma visão moderna. Um vestido de 1920 faz muito sentido para ela porque é quando sua personagem se tornou um vampiro por isso é uma era particularmente forte para ela.
Além disso, fiel à sua personalidade, os anos 20 foram muito mais uma década que celebrava a sexualidade feminina e independência.
Exatamente.
Você realmente deu com isso muitas ideias. Os fãs estão com sorte.
É tudo uma grande alegria para mim. Este é ouro para um figurinista, ter um material original tão grandioso e esses personagens divertidos que são todos tão diferentes uns dos outros e, ah, um casamento? O que não se ama sobre isso? Você começa a ver os personagens como você nunca viu antes.
Vamos falar de Rosalie. Ela teve um papel muito importante nesse filme.
Sim! Eu fiquei muito feliz pela Nikki, foi uma grande oportunidade para ela mostrar que grande atriz ela é. Ela alcança tantas diferentes tonalidades, para o casamento ela obviamente estava com uma personalidade diferente de Alice, então nós usamos algo muito dramático, longo com uma fenda bem alta subindo pela perna e isso captou essa incrível silhueta de “ampulheta”. Nós olhamos para o equilíbrio das estrelas de cinema dos anos 30 e
40, elas foram nossas referências.
Material de bomba total.
Exato. E isso está no modo como eles fizeram o cabelo dela, e ela tem um dos sorrisos mais bonitos de Hollywood, eu acho, o que nós na verdade temos que ver nesse filme, porque nos anteriores ela era um pouco sombria. Nesse, ela é tão protetora com Bella, e ela está no casamento, portanto há muitos momentos diferentes onde ela realmente brilha e isso é um prazer. Como Esme, ela tem essa beleza atemporal discreta que é tão quente e atraente. Foi um sonho vestir todos eles.
Edward estava fenomenal de smoking. Conte-nos detalhes sobre os garotos!
Nós trabalhamos muito nisto também porque nós queríamos mostrar algo especial, feito sob medida. Nós não queríamos que as pessoas sentissem algo como: você pode apenas sair e comprar algo assim.

Bom, não há nada em oferta como aquele smoking.
[Risadas]
Não em oferta! Nunca. Eu elaborei minhas ideias ótimas para todos os smokings. Nós queríamos que eles transmitissem uma sensação vintage, com essa espécie de vibe virada-de-século Edwardiana. Edward diz, “Eu tenho esperado por cem anos pra me casar com você,” então nós pensamos que Alice iria ter uma diversão diferente fora daquilo.
Mas ao mesmo tempo nós não queríamos parecer teatrais, nós queríamos ser contemporâneos, jovens e leves. Eu elaborei algo que combinava com a linha formal Edwardiana e nós fizemos isto em maravilhosas lãs italianas
contemporâneas e com deslumbrantes materiais para camisas sociais. Nós tivemos uma fantástica colaboração com Brioni.Você conhece Brioni, o maravilhoso alfaiate italiano?

Ah, sério? Se conheço Brioni? Óbvio. Vamos lá, Michael…
[Risadas]
Me desculpe, é claro que você o conhece. Então, eu enviei meus projetos para os incríveis alfaiates em Brioni na Itália e eles enviaram de volta estes lindos smokings. Aquilo foi realmente divertido.

Bom Deus, alguns dos rótulos com que você trabalhou. É como, “Se eu fosse ter de usar minha energia em uma cena do casamento eu usaria…”
Sim, com certeza, foi incrível. Tem alguma coisa sobre as pessoas da indústria fashion, eles parecem amar esses livros com força total. Todos os contatos que tive com jornalistas e pessoas da moda, eles se importaram sobre o que todos iriam usar. Tem sido excitante para mim estar envolvido com tudo isso. Não importa com quem eu falei, eles realmente se importavam, e isso é um testemunho da força dos livros.

Quais outras empresas notáveis?
Nós trabalhamos com um número de empresas de alta qualidade. Belstaff nos ajudou com algumas das jaquetas.
Belstaff? Eu não consigoo imaginar um Cullen usando Belstaff…
Certo! Tem duas jaquetas de couro que Jacob usa.

Oh, é claro que isto faz sentido.
E a jaqueta que Kristen usa na cena do ensaio de casamento onde ela veste uma roupa urbana… aquilo é Belstaff.
 
Bella vestindo Belstaff. E também MAJE SHUZ.
Você entrou nisso com uma lista de designers com quem você queria trabalhar?
Meu primeiro passo para absorver o roteiro e entrar na mente dos personagens para descobrir como eles se sentem sobre eles mesmos e  o mundo em torno deles. Pensamos nas cores, texturas, silhuetas e tecidos, e esse foi meu primeiro passo. A partir disso eu fiz inúmeras e intensas pesquisas e eu coloquei meus cadernos com todas as minhas referências para cada personagem. Eu fui pra internet, fiz extensas pesquisas, passei por folhas de revistas e então eu fui às lojas e fiz mais buscas e chamei meus amigos e contatos da indústria da moda. Eu tentei recrutar amplamente. Eu acho que não faz sentido na câmera se certo personagem veste apenas certos designers.
As roupas de viagem de Edward.
Podemos entrar em um tópico realmente importante agora? Hum. Edward. DE BERMUDA. Vamos
discutir sobre isso.

O quão maluco é aquilo?
Insano! Eu nunca sonhei que veria a parte de trás do joelho daquele homem.
Vamos ler tantas matérias em jornais dizendo algo sobre isso.
São notícias de última hora. Isso é muito IMPORTANTE.
É desafiador colocar um inglês para usar bermuda.
E Robert Pattinson é um homem inglês.
Eles meio que tem um instante de loucura! Eu acho que isso tem a ver com os uniformes de escola pública que eles usam quando eram crianças.
É tudo lã de carvão vegetal cozido.
Completamente.  Irritante, áspero… eles ficam, NÃOOOOOO!!! Quero usar calças compridas!  Tentamos todos os tipos de comprimentos diferentes, mas acabamos com um look realmente clássico. Minhas referências foram os Kennedys nas férias de verão. Aquele estilo clássico de verão americano. Usamos fibras naturais e frescas, brancos e azuis náuticos, tentando capturar aquele estilo clássico. Com mais frequência, nós usamos calças capri de sarja, mas não podíamos pensar em ir longe demais, deixando a bermuda de lado numa lua de mel escaldante no Brasil, então aí está.
Foi diferente vestir os integrantes do wolf pack, e foi difícil?
Foi desafiador. As escolhas eram limitadas e acho que isso soa como sendo verdadeiro apenas se lermos como “roupas velhas que não me importo se ficarem rasgadas ou destruídas” quando eles se transformam em lobos. Eu tive isso como o meu ponto de partida – o que eles têm em suas casas – velhas calças de moletom, peças com que tenham pintado uma casa ou lavado um carro. Eu fui para roupas que foram descartadas??, mas mesmo dentro daquilo que você tem que capturar das diferentes personalidades, então de novo você está usando diferentes cores,
texturas e formas.
Falando sobre texturas e formas, quer saber o que foi bem interessante? Assistir Bella arquear as costas e pular na cama sem jeito tentando seduzir Edward com uma lingerie naquela cena da lua de mel.
Aquele foi um momento muito engraçado, porque uma vez que você conhece a Kristen, apenas a ideia de ela deslizar usando algo preto e rendado é hilária. Ela tem uma aversão física a isso, ela é definitivamente o tipo de garota que usa jeans e camiseta.  Eu acho que ela realmente não achou difícil de atuar naquelas cenas porque havia muito da Kristen lá. E também há algo tão divertido em ver os itens que Alice colocou nas malas de viagem. Isto é tão fofo.

Conte-nos quem fez a camisola e os números de bolinhas nela. Tenho certeza de que vai esgotar
em instantes se a camisola estiver à venda… tenho certeza.

Vai haver uma procura mundial. Acredito que a camisola era La Perla, a calcinha e o sutiã eram… você conhece Agent Provocateur?
Isso de novo…?
[Risadas]
Claro, você conhece. Eles têm a mais atrevida, fofa, e finamente plissada moda íntima que conhecemos, e esenhamos algumas coisas juntos. Mas sabe, eu estava pensando na pergunta de antes sobre o que nós fizemos desde o começo e nós desenvolvemos boa parte do figurino nesse filme, mas “Amanhecer 2”, tem MUUUUUUITO mais.
Você acabou de mencionar “Amanhecer 2” pra MIM? La di da, “Amanhecer 2”, não é uma
boa ideia… [Risadas]

[Risadas]
Ah, o que é isso, “Amanhecer 2”, é assim que o chamamos.
Então. Me CONTA!
Pense nisso! Você tem os Denali, os Volturi, vampiros de vários lugares do mundo. Nós tivemos a cena da batalha final com as belas e volumosas capas dos Volturi. É só toda uma loucura com vampiros que você terá que esperar até o próximo Natal para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário